Dados

Amiantus Pirações é a organização de negociações artísticas idealizada e executada por mim, Marcelo Wasem.

Sou docente do Centro em Formação em Artes (CFA) e Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e integro os corpos docente de 1o e 2o ciclo, colaborando ativamente no curso SIM – Som, Imagem e Movimento, cidade de Porto Seguro (BA).

Entre fevereiro de 2014 e 2018 estive como professor adjunto no Departamento de Linguagens Artísticas do Instituto de Artes, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IA/UERJ), no Rio de Janeiro (RJ). Coordenei a Unidade de Desenvolvimento Tecnológico “Lab. S.O.N.A.R. – Laboratório de Sonoridades, Organicidades, Nomadismos, Artes e Radiofonia” e o projeto de extensão “Arte Colaborativa, Sonoridades e Biopolítica”. Integro o grupo de pesquisa Kaxinawá Pesquisas Sonoras.

Fui professor assistente substituto nos cursos de Artes, Produção Cultural e Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), e professor assistente substituto nos cursos de Pedagogia, Matemática e Geografia na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), em Duque de Caxias (RJ).

Fui coordenador da Sala Futura Maré, parceria do Canal Futura com a Associação Redes de Desenvolvimento da Maré, localizada no Complexo da Maré.

Tenho doutorado em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pela linha Poéticas Interdisciplinares, pesquisando as relações entre arte, colaboração, educação e rádio. A tese resultante se chama “Radiofonia Cartográfica: sintonias e deslocamentos em processos de arte colaborativa”. Realizei o mestrado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de Poéticas Visuais com a dissertação “Processos colaborativos, contaminações e jogos de alteridade em arte pública: experiências na criação de uma rádio comunitária”. Sou formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Design – habilitação Gráfico, na cidade de Florianópolis (SC).

Como artista visual e músico, possuo diversas experiências artísticas, individuais e coletivas. Participei com o grupo “Lab.S.O.N.A.R”, junto com estudantes de graduação da UERJ, da obra-restaurante “Restauro”, do artista Jorge Menna Barreto, exposto na 32a. Bienal Internacional de São Paulo. Realizei projetos como “Ondas Radiofônicas” no Museu da Maré (Prêmio Interações Estéticas, 2009) e o projeto “Rádio Interofônica” no Circuito Interações Estéticas em 4 capitais em 2010. Em 2012 realizei com outros artistas a 5a.edição do”Interofônica” contemplada na 8a. edição do Programa Rede de Artes Visuais, construindo uma rádio temporária e criando cartografias criativas na cidade de Cachoeira (BA).

Fluente nas línguas inglesa e espanhola, cursei parte do ensino médio nos Estados Unidos, Tracy (CA), em 1998 e realizei intercâmbio de estudos (Mestrado Sanduíche) como pesquisador convidado pela Faculdad de Bellas Artes, na Universidad del País Vasco (UPV/EHU), em Bilbao, durante o primeiro semestre de 2008.

Para outras informações, acesse Currículo na plataforma Lattes.