Radiofonia Cartográfica: sintonias e deslocamentos em processos de arte colaborativa

tese marcelo wasem

Tese de Doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa Poéticas Interdisciplinares, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de doutor no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Resumo

O presente trabalho explora o campo da arte formado por projetos que buscam estabelecer uma vinculação mais estreita com pessoas e seus contextos, através de processos de duração mais estendida e em sintonia direta com o que é da ordem do outro, ou seja, da alteridade. Serão abordadas experiências artísticas realizadas ao longo dos últimos dez anos por parte do presente pesquisador em consonância com trabalhos oriundos de diversos locais do mundo, configurando, assim, a arte colaborativa como principal eixo de pesquisa teórico- prática. Desta forma, as dimensões da sonoridade em suas múltiplas manifestações, como na radiofonia e nas paisagens sonoras, formam uma poética na qual a escuta, o diálogo e a contaminação compõem a base de tais práticas processuais.
Neste cruzamento de investigações, serão pesquisadas as mudanças em três principais agentes da arte – artista, público e obra – que inseridas em uma localidade específica com coletividades de pessoas atravessadas por subjetividades múltiplas – contexto – deslocam as fronteiras da arte e outras áreas do conhecimento. Assim, redefinem a maneira de agir destes agentes e suas áreas de atuação, ao mesmo tempo em que a conexão entre todos integrantes deste sistema é realçada. É neste sentido que acredita-se que o artista adquire uma concepção expandida de sua atuação, adquirindo o papel de propositor de situações e/ou mediador de debates e conflitos dentro de sistemas artísticos, o espectador passa a ter um papel mais ativo na condição de participante, e a obra de arte é reconfigurada no sentido de um processo colaborativo de duração estendida, indeterminada e de materialidades diversas.
PALAVRAS-CHAVE: arte colaborativa, alteridade, radiofonia, sonoridade, contaminação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s