Participação na 32a. Bienal de São Paulo

bienal

Aberta no dia 10 de setembro e indo até 12 de dezembro de 2016, a 32ª Bienal de Artes de São Paulo busca refletir sobre as atuais condições da vida e as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A equipe do Lab.S.O.N.A.R. teve o prazer de colaborar com o projeto do artista e professor da UERJ Jorge Menna Barreto intitulado Restauro.

Obra de arte e restaurante – utilizado pela primeira vez como parte de uma obra de arte instalado no mezanino da #32bienal, o projeto Restauro (2016) levanta questões acerca dos hábitos alimentares e seu impacto no meio ambiente. A obra tem como um de seus objetivos, tornar o restaurante parte integrante de uma experiência artística que introduz o ambiente e as questões da agrofloresta para o grande ambiente urbano que é a cidade de São Paulo.

Assim a obra trata não só do contraste floresta/cidade, mas dos mecanismos econômicos, políticos e culturais que envolve o “simples” ato de comer. Porém, Restauro propõe transformar este gesto natural em atitude reflexiva sobre as realidades humanas que envolvem a escolha dos alimentos e a maneira de se relacionar com o meio em que vivemos.

No Restauro, é possível realizar o ato de comer junto com outras pessoas, através do mobiliário criado pelo Grupo Inteiro, comer lendo publicações que abordam temas transversais e comer escutando. Esta última experiência, resultado de uma parceria com Marcelo Wasem, artista, professor da UERJ e coordenador do Lab.S.O.N.A.R., disponibiliza ao visitante peças sonoras nas quais as paisagens sonoras das agroflorestas e as falas de diversos agricultores se misturam e formam uma outra escuta panorâmica. Também é possível ouvir as peças na área de audio-guias da Bienal, que neste ano é denominada Campo Sonoro.

marcelo

O Lab.S.O.N.A.R. participou desde a captação até a edição de todo este material sonoro. Nele pode-se destacar as explicações dos agrofloresteiros sobre os modos sensível, politizado, econômico e social destes espaços e toda a sua preocupação com a biodiversidade, além do desejo pela auto-sustentabilidade. Também realizamos a composição artística de cada peça sonora e na transcrição das falas.

Então, quando você estiver na 32ª Bienal de Artes e estiver se deliciando com as refeições do Restauro e ouvindo essa obra de arte, a equipe Lab.S.O.N.A.R. também está ali presente. Saboreie, deguste, alimente-se do que Restauro lhe proporcionar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s