Mixscapes do Bom Retiro

Este áudio faz parte da intervenção-processo “Caldeirão do Oswaldão”, na exposição iD.Bairro SP #02, na Oficina Oswald de Andrade, bairro Bom Retiro, São Paulo (SP). De 30 de julho a 13 de agosto de 2011.

Edição do áudio: Marcelo Wasem e Floriana Breyer.

Sobre a ação:
“CALDEIRÃO DO OSWALDÃO: mapeamento, território auditivo e intercâmbio multicultural no Bom Retiro” – Floriana Breyer, Van Jesus, Eduardo Verderame (EIA), Marcelo Wasem (Ondas Radiofônicas) e Zé Musik.

A relação com o território e seus habitantes se configura como uma investigação no campo do diálogo, realizado através de estratégias e dispositivos que estabelecem uma proposição artística de escuta e troca. Diversas inserções no bairro percorreram e interagiram com paisagens sonoras e memórias traduzidas em ingredientes, receitas e histórias que puderam temperar o caldeirão, fractal do Bom Retiro. O dispositivo multimídia itinerante “o Carrito” funcionou como aglutinador das diversas propostas de coleta e carismatico mediador da interação com o território e seus habitantes. Configurando a propria investigação e as trocas como intervenção poética e nutrindo os propositores de matéria prima a ser recombinada.

A criação de uma intervenção sonora através da coleta de sons no bairro do Bom Retiro. Diversos procedimentos, como depoimentos, conversas em diversos idiomas falados no bairro, materiais em áudio (fitas k7 e discos), entre outros, foram utilizados para esta coleta com o propósito de reapresentar o som de sua cultura, seus cheiros, seus aromas e lugares.

Sons da paisagem compostos por sinos, tráfego de carros, trem e pessoas. Essa massa sonora recombinada resulta em outras paisagens que potencializam a paisagem existente. Ela é processada e remixada formando trilhas que serão expostas de corpo vivo e registradas para exibições em diversas mídias e contextos.

Proposição de diálogo da paisagem sonora com as imagens coletas nas expedições. Como trilha sonora, estes sons possibilitam uma nova leitura do território.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s