Ondas Radiofônicas em andamento

Este slideshow necessita de JavaScript.

É possível misturar artes e música? Rádio e as histórias da Maré? Pode um trabalho de arte ser pensado como tabuleiro de jogo? Quem cria as regras e quem entra no jogo? Será que a própria Maré pode se tornar um tabuleiro, onde jogadores de muitos lugares possam jogar?

O projeto “Ondas Radiofônicas: processos colaborativos em arte pública e sonora” nasce de vontades e indagações sobre um fazer artístico que busca a interação direta e contínua entre artista e público.

E se o artista for deslocado deste papel de produtor de objetos, ou ainda de seu lugar convencional de criação – o ateliê – para uma residência em outro ambiente? Este outro espaço, no projeto “Ondas Radiofônicas”, será o Museu da Maré. Um museu localizado no complexo de comunidades da Maré e que conta um pouco da história deste contexto. Pensar a residência de um artista neste local pode tornar-se muito mais intensa quando pensada em colaboração com vários públicos que passam no Museu – moradores, artistas, turistas, pesquisadores, transeuntes. E é este grau de envolvimento que se quer estabelecer.

O tema do projeto é pesquisar a linguagem radiofônica – notícias jornalísticas, músicas, rádio-novelas, paisagens sonoras e tudo que toca e faz barulho – e expandir suas possibilidades. Para isto, serão organizados três eixos de atividades:

  • A oficina “Histórias Radiofônicas” com jovens da comunidade da Maré, capacitando e discutindo sobre o meio da rádio;
  • O grupo de estudo ”Arte Pública”, formado por quem quiser conversar e debater sobre os desafios da arte pública hoje;
  • O grupo de intervenção artística “Sonoridades Urbanas”, com todos os interessados em criar e interagir no Museu e imediações através do som.

Durante os próximos três meses de 2010, a oficina será realizada 2 vezes por semana, nas tardes de 2ª e 4ª feira, e os grupos terão lugar alternando as noites destes dias em encontros semanais. No fim do projeto, os três eixos se encontram em uma exposição a ser montada coletivamente no Museu.

Visite o blog do projeto em andamento:
culturadigital.br/ondasradiofonicas/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s